Parte 1: Morfologia - Adjetivos
- José Beffa
- 17 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Olá, caros alunos e leitores! Na ERNALDICAS de hoje, vamos explorar um dos elementos mais importantes da Língua Portuguesa: os adjetivos.

Adjetivos são palavras variáveis que expressam características, qualidades, estados ou condições atribuídas aos seres, modificando ou especificando os substantivos. Eles concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem.
Os adjetivos podem ser classificados em diversas categorias, como:
Adjetivos simples: formados por um único radical. Exemplos: azul, grande, feliz.
Adjetivos compostos: formados por dois ou mais radicais. Exemplos: luso-brasileiro, azul-marinho, amarelo-ouro.
Adjetivos pátrios: indicam a origem geográfica de um ser. Exemplos: brasileiro, paulista, francês.
Flexões dos Adjetivos
Os adjetivos apresentam flexões de gênero, número e grau:
Gênero: Refere-se à classificação dos adjetivos em masculinos ou femininos. A maioria dos adjetivos apresenta uma única forma para ambos os gêneros (ex.: feliz, triste, azul), enquanto alguns possuem formas distintas (ex.: bom/boa, mau/má).
Número: Refere-se à quantidade de seres aos quais o adjetivo se refere. Os adjetivos concordam em número com o substantivo a que se referem, ou seja, se o substantivo estiver no plural, o adjetivo também deverá estar. Exemplos: menino feliz/meninos felizes, casa amarela/casas amarelas.
Grau: Refere-se à intensidade da qualidade expressa pelo adjetivo. Os adjetivos podem ser no grau normal (sem intensificação), comparativo ou superlativo. a) Grau comparativo: estabelece uma comparação entre dois seres ou grupos de seres, podendo ser de igualdade, superioridade ou inferioridade. Exemplos: tão alto quanto, mais alto que, menos alto que. b) Grau superlativo: expressa a qualidade em seu grau máximo ou mínimo, podendo ser absoluto (independente de comparação) ou relativo (em relação a um conjunto). Exemplos: muito alto (absoluto analítico), altíssimo (absoluto sintético), o mais alto (relativo de superioridade), o menos alto (relativo de inferioridade).
Agora que você já conhece os adjetivos e suas características, é hora de testar seus conhecimentos! Responda aos exercícios abaixo:
Identifique o adjetivo na frase: "O cachorro veloz saltou sobre o muro alto."
Resposta: veloz e alto
Transforme o adjetivo no grau superlativo absoluto sintético: "inteligente"
Resposta: inteligentíssimo
Faça a concordância do adjetivo em gênero e número com o substantivo: "flores (branco)"
Resposta: flores brancas
Esperamos que este artigo tenha ajudado a aprofundar seu conhecimento sobre os adjetivos e suas características. Dominar esses conceitos é essencial para compreender e utilizar a Língua Portuguesa de maneira eficiente. Continue acompanhando nosso blog para mais ERNALDICAS e lições sobre gramática, literatura e redação










Comentários